Irei falar um pouco de um cara, aliás "O CARA"... talvez o rockeiro mais injustiçado desse país. Injustiçado em vida e tão quanto em morte.
Luiz Augusto Martins Côrtes (Ariano, nascido em 06/04/1950, faleceu na madrugada de 26 de março de 2011), mais conhecido como Lula Côrtes foi um cantor, compositor e poeta brasileiro.
Foi um dos primeiros a fundir ritmos regionais nordestinos com o rock and roll, juntamente com Zé Ramalho e outros artistas.
Em dupla com Lailson, lançou no início de 1973 o álbum Satwa, o primeiro disco independente da música brasileira moderna, com a participação de músicos que depois ficariam consagrados, como Robertinho de Recife. O álbum chegou a ser relançado na década de 2000 nos Estados Unidos pela gravadora Time-Lag Records.
Em 1975, lança o raro e cultuado álbum Paêbirú em dupla com Zé Ramalho. Quase todas as cópias do álbum foram destruídas em uma inundação, tornando-o muito difícil de ser encontrado. O álbum foi relançado em 2005 pela gravadora alemã Shadoks Music, e em 2008 na Inglaterra pelo selo Mr. Bongo (MRBCD050).
Ainda em 1976 fez parte da banda de Alceu Valença. Após isso, gravou alguns álbuns solo pela gravadora Rozenblit que nunca foram lançados. Entre eles está Rosa de Sangue, que em 2009 foi finalmente lançado pela gravadora estadunidense Time-Lag Records (Time-Lag 041). Em 1980 finalmente teve um álbum solo lançado, chamado O Gosto Novo da Vida, pela gravadora Ariola.
Durante a década de 1980, a maioria de seus trabalhos foram produzidos com a banda Má Companhia. Côrtes também não deixou de fazer algumas colaborações com Zé Ramalho em outros álbuns, incluindo o álbum de estreia do cantor de 1978, Zé Ramalho, o De Gosto de Água e de Amigos de 1985 e o Cidades e Lendas de 1996.
Também publicou livros de poesia.
Na madrugada do dia 26 de março de 2011, Lula Cortes faleceu aos 61 anos, vítima de um câncer na garganta, no Hospital Barão de Lucena em Recife.
Obras
Discografia
Satwa (Rozenblit, 1973), com Lailson
Paêbirú (Rozenblit, 1975), com Zé Ramalho
Nordeste, Repente e Canção (Discos Marcus Pereira, 1975), participação na coletânea com uma música gravada em dupla com Zé Ramalho
Rosa de Sangue (Rozenblit, não lançado na época, lançado em 2009 pela gravadora estadunidense Time-Lag Records)
A Mística do Dinheiro (Rozenblit, nunca lançado)
O Pirata (gravado em São Paulo, também nunca lançado)
O Gosto Novo da Vida (Ariola, 1980)
Lula Cortes & Má Companhia (1997).
TINHA UM NOVO CD E PRIMEIRO DVD PLANEJADO PARA O FINAL DO ANO. :'(
perda irreparável.
TE AMO DE CORAÇÃO, MESTRE!
Eras o exemplo vivo do verdadeiro rock,
com sua morte o rock se tornou ainda mais morto.
Você não deixou apenas 6 filhos, deixou "7"...
o sétimo filho que foi gerado por vc, foi gerado por sua música, seu olhar, sua forma limpa, justa, pura e acima de tudo verdadeira de fazer rock nesse país de merda.
Esse filho sou eu, sentirei sua falta e até onde eu existir viverás em minha eterna memória... deixando uma eterna saudade.
THE ROCK IS DEAD!
=========
UMA DE SUAS MÚSICAS DE SUA AUTORIA:
Dos inimigos
Temos medo ou revolta
De quem nos ama
Temos todo coração
Dos que se perdem
Temos pena ou remorso
Dos que se encontram
Vemos a satisfação
Dos que se negam
Vemos marcas no seu rosto
De quem não ama
Como é triste o seu viver
De quem não vê
Vejo a falta que ele sente
Inutilmente
Nós sentimos o seu sofrer
Do acusado
Já se sente a solidão
De quem não pensa
Vejo gestos tão confusos
De quem não ama
Como é triste o seu viver
De quem não vê
Vejo a falta que ele sente
Inutilmente
Nós sentimos o seu sofrer
"Dos inimigos - Lula Côrtes"
- Até teria o maior orgulho de ver oSportcampeão de 2011, conseguindo seu tão sonhado hexacampeonato, em troca só queria ver o mestre Lula nos palcos, cantando como antes. :'(
ótimo presente de aniversário q ganhei o universo! [ironia]